Pesquisa
da Embratur mostra que turistas aprovam aeroportos, sinalização e segurança.
Serviços de telefonia e internet estão entre principais
reclamações
A Embratur divulgou hoje
(1º) dados preliminares da pesquisa de opinião realizada com os estrangeiros que
estiveram no Rio de Janeiro para a realização da Jornada Mundial da Juventude. O
levantamento comprova que foi massiva a presença de conterrâneos do papa
Francisco: mais de 40% dos estrangeiros eram argentinos. Os países que mais
enviaram turistas para a JMJ, depois da Argentina, foram Paraguai (9%), Chile
(8%), Colômbia (7,6%), Peru (4%), México (3,6%) e Bolívia (3,2%). O maior
emissor não-latino-americano é Espanha, com 1,7%, em 8º lugar. É seguida por EUA
e Itália, com 1,5%.
Os itens mais bem avaliados
pelos estrangeiros que estiveram no Rio de Janeiro foram a sinalização da cidade
(79,4% de ótimo e bom) e aeroportos (76,5%), seguidos de segurança pública
(73,2%). Já os serviços de telefonia e acesso à internet tiveram a pior
avaliação: 30,6% de ruim ou péssimo. O item foi seguido por limpeza pública, com
13,3%.
Os serviços turísticos que
receberam maior número de críticas foram o acesso a serviços de câmbio (30,1% de
ruim e péssimo) e a oferta de menus em outros idiomas (29,3%). Em relação aos
preços, a pior avaliação ficou com os serviços de telefonia e acesso à internet
no Brasil: um em cada três turistas o considerou muito caro.
Oito em cada 10 turistas que
vieram para a JMJ nunca haviam pisado no país antes. E elogiaram o que viram:
89% de “satisfeito” ou “muito satisfeito”. O que faz com que 90% dos turistas
que vieram para a JMJ pretendam voltar ao país. “A pesquisa comprova que os
megaeventos vão elevar o turismo internacional do país a um novo patamar”,
avalia Flávio Dino, presidente da Embratur. “Com uma massa de novos turistas
vindo ao país e tendo ótimas avaliações a respeito de nossos produtos
turísticos, naturalmente aumentaremos nossa participação no mercado
internacional, gerando maior entrada de divisas para a economia de milhares de
cidades, que é o principal fator positivo da economia do turismo”.
Hábitos do viajante que
veio à JMJ
Quatro em cada dez
estrangeiros que vieram para a JMJ viajaram de ônibus, e 58% deles de avião. No
entanto, mais de 85% dos estrangeiros que vieram ao país querem voltar de avião
na próxima viagem. Um em cada três turistas estrangeiros ficou em escolas ou
ginásios (32,2%). Outros 28% ficaram em casas de amigos ou familiares. E 23%
ficaram em paróquias e igrejas. Apenas 8% ficaram em hotéis e 3,6% ficaram em
albergues. O principal interesse desse turista era, além de participar da JMJ,
conhecer igrejas (74%), monumentos (37%), museus (30%); praias (27%) e
exposições (20%).
A maior parte dos
estrangeiros que vieram para a JMJ era formada por homens (54%), com ensino
superior (70%). Mais da metade dos turistas ficou de 7 a 13 dias no Brasil. Mais
de 85% viajaram com amigos e 9% deles, com a família. Menos de 5% deles viajaram
sozinho. Metade dos turistas organizou a viagem pela paróquia de sua cidade.
Cerca de 22% comprou pacote completo junto a alguma agência de viagem.
Assessoria de
Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário