Escrito por Afogados Online
Qua, 10 de Abril de 2013 18:00
O nome do novo Fórum de Afogados da Ingazeira que está pronto, faltando apenas o imobiliário para a sua inauguração, se chamará Laurindo Leandro Lemos. A população de Afogados estava ciente e acreditando que o novo prédio passaria a ser chamado de Dr. José Virgínio, já que no início da construção do novo prédio, a Juíza e Diretora do Fórum da Comarca de Afogados da Ingazeira, Daniela Rocha Gomes, solicitou através de Ofício junto ao Desembargador Jovaldo Nunes Gomes, o nome do Juiz de Direito aposentado, Dr. José Virgínio Nogueira, para nominar o novo prédio. Ele que é pai dos Desembargadores Alberto Nogueira Virgínio e Cláudio Jean Nogueira Virgínio.
No ofício enviado pela Juíza Daniela Rocha, cita quem foi o Dr. José Virgínio, onde diz que foi na cidade de Afogados da Ingazeira que o mesmo exerceu as funções de servente de pedreiro, agricultor, comerciante, classificador de algodão, contador, professor, advogado militante, vereador, quando, então, foi aprovado no concurso público de provas e títulos para o cargo de Juiz de Direito no vizinho Estado da Paraíba, tendo o referido magistrado, durante os 23 anos de judicatura, prestado relevantes serviços à justiça. O referido ofício foi enviado no dia 18 de maio de 2012.
Teve também uma Declaração assinada no dia 27 de agosto de 2012 pelo prefeito Totonho Valadares, dizendo que a homenagem é justa, pois Dr. José Virgínio quando já aposentado, dividia o seu tempo entre Recife onde moravam todos os seus filhos e Afogados da Ingazeira sua terra natal, para onde retornava todos os finais de semana e também para dar continuidade ao trabalho na qualidade de advogado, profissão que exerceu até o seu falecimento, onde foi sepultado em sua terra natal, Afogados da Ingazeira. Outra Declaração foi assinada pelo então presidente da Câmara de Vereadores na época, Erickson Torres, também dizendo que a homenagem é mais que justa.
No dia 21 de dezembro de 2012, o Desembargador Fausto de Castro Campos, solicita ao Desembargador Jovaldo Nunes, Presidente do E. Conselho da Magistratura do TJPE que o novo Fórum de Afogados da Ingazeira passe a se chamar Laurindo Leandro Lemos, já que ele nasceu em 17 de fevereiro de 1907, no Sítio Jatobá, município de Afogados da Ingazeira. Na solicitação enviada pelo De. Fausto Campos, diz que o Sr. Laurindo foi um homem austero em época que a austeridade era imprescindível, cultivava a ética e a moral como atributos necessários ao caráter do ser humano. Quando rapaz tornou-se habilidoso em lidar com couro. Parecia conhecer bem a matéria. Conseguia distinguir a boa qualidade de uma peça de couro com facilidade. Foi um bom artesão na confecção de vários artefatos de couro.
De acordo com a Resolução Nº 025, de 29 de Setembro de 2008, em que dispõe sobre a atribuição de denominações aos imóveis de uso e do patrimônio da Justiça Federal diz:
O Presidente do Conselho da Justiça Federal usando de suas atribuições legais e tendo em vista o decidido no Processo nº 2006160175, na sessão realizada no dia 23 de setembro de 2008, Resolve:
Art. 1º Aos imóveis de uso e do patrimônio da Justiça Federal somente poderão ser atribuídas denominações que homenageiem:
I – magistrados que tenham atuado na Justiça Federal de 1º e 2º graus, no Superior Tribunal de Justiça, nos demais Tribunais Superiores ou no Supremo Tribunal Federal e que tenham tornado merecedores da homenagem;
II – personalidades ligadas ao mundo jurídico que, pelo conjunto de sua obra, com repercução nacional e internacional, tenham contribuído para o prestígio das letras jurídicas brasileiras e, concomitantemente:
a)Tenham colaborado para o engrandecimento do conceito da Justiça Federal no meio social; ou
b)Tenham realizado atos em prol de sua continuidade e expansão;
Segundo levantamento do Desembargador, Cláudio Nogueira, não consta no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Afogados da Ingazeira, o nome do Sr. Laurindo Leandro Lemos, onde mostra que o mesmo não nasceu em Afogados da Ingazeira.
No dia 4 de março deste ano,dia da escolha do nome para o novo Fórum, o Desembargador Adalberto de Oliveira Melo enviou ofício ao Presidente e demais membros da Corte Especial do Egrégio Tribunal de Justiça de Pernambuco defendendo o nome de Dr. José Virgíno para o novo Fórum de Afogados, confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário