Data celebra o reconhecimento da profissão e reforça a importância de especialistas na área
Muito além de gerenciar e atender apenas balcões de farmácias e drogarias, o farmacêutico hoje atua em diversos setores, sendo pioneira a área de Análises Clínicas. A importância dessa carreira tem início no âmbito da saúde e o extrapola, sendo responsável por fenômenos mercadológicos cruciais. Um exemplo dessa influência é o advento de um dos produtos mais conhecidos do mundo, a Coca-cola. A bebida foi concebida como um tônico para o cérebro, em 1886, em Atlanta (EUA), por John Pemberton, um farmacêutico.
Surgida com a criação da Associação Americana Farmacêutica (Apha) na Filadélfia (EUA), em 1852, a profissão completa 160 anos e conta com uma gama de profissionais de destaque, responsáveis por importantes descobertas como a moderna quimioterapia para tratamento do câncer, do francês Ernest Furneau, e a borracha sintética, do alemão Fritz Hoffmann. Vale lembrar que o escritor Carlos Drummond de Andrade também era um farmacêutico. No Brasil, em 20 de janeiro de 1916 foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Por esse motivo, o dia do profissional passou a ser comemorado nessa data, oficializada pelo Conselho Federal apenas em 2007.
O coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Hermínio Meneguzzi Jr. conta que, atualmente, a profissão é mais reconhecida, uma vez que o farmacêutico tornou-se responsável por áreas mais relacionadas ao bem-estar do paciente. “Hoje o profissional farmacêutico, além de atuar nas análises clínicas e outras atividades, tem se aplicado mais na área do medicamento, que vai desde o preparo até o uso correto”, explica.
Perfil profissional
Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva: essas são algumas das exigências para que o profissional da área de Farmácia trabalhe em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, e seja capacitado ao exercício de atividades referentes tanto aos fármacos quanto aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e, ainda, ao controle, produção e análise de alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário