A baiana Maria Conceição Silva Cordeiro tem 78 anos. Há 30 abandonou a religião católica – da qual era praticante – para se enveredar pelos mistérios do espiritismo, que não entende como religião, mas “filosofia de vida”. Dona Conceição é uma entre os mais de 2,3 milhões de brasileiros que se declaram espíritas ou simpatizantes do espiritismo, de acordo com dados do censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E uma, também, entre milhares de adeptos que conheceram o espiritismo a partir da obra do médium mineiro Chico Xavier. Se o Brasil é considerado hoje uma das maiores potências espíritas do mundo, grande parte dos méritos é, sem dúvida, atribuída a ele. Chico é considerado o maior médium desde Allan Kardec, tido como o “fundador“ do espiritismo. Há quem diga, inclusive, que o mineiro teria sido a reencarnação de Kardec. Chico nunca negou, mas também nunca afirmou ser a encarnação de Kardec.
Cura espiritual O diretor-presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia (Feeb), André Luiz Peixinho, diz que são vários os motivos que levam as pessoas a procurar o espiritismo. Dona Conceição, por exemplo, conta que “sentiu a mediunidade se aproximar dela” durante uma fase da vida em que se encontrava muito doente. Naquele momento, segundo ela, todas as tentativas de cura procuradas na medicina tradicional foram frustradas. “Encontrei o conforto no espiritismo.
Foi a partir de então que comecei a estudar e participar das reuniões”, conta a espírita, que há 30 anos frequenta os encontros na sede da Feeb. Médico e estudioso do espiritismo, Peixinho explica que muitos procuram os centros espíritas com expectativa de ajuda imediata, seja a nível espiritual ou material, e quando percebem que o espiritismo exige um nível de estudo muito alto acabam optando por outros caminhos.
“Não acreditamos que é Jesus que vai nos salvar. Nós somos responsáveis por nossos sucessos e insucessos”, destaca o espírita. E completa: “O espiritismo compreende que nem todos devem ou podem ser espíritas, depende do seu processo evolutivo".
“Aquele a quem desculpas hoje uma falta cometida contra ti será talvez amanhã o teu melhor defensor se caíres em falta contra os outros”CHICO XAVIER Médium
Nenhum comentário:
Postar um comentário