O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) patrocina a sétima edição da Mostra Internacional de Música em Olinda, a MIMO 2010. Esta é a quarta vez consecutiva que o BNDES patrocina a mostra. O festival acontecerá nas cidades de Olinda (PE), Recife (PE), e João Pessoa (PB), entre 1º e 7 de setembro, e apresentará mais de 30 concertos de música instrumental, erudita e popular.
Durante os sete dias do evento, músicos consagrados, nacionais e internacionais, se apresentarão em igrejas e monumentos de importância histórica e arquitetônica para as cidades. O BNDES também apoiou a restauração e conservação de alguns desses monumentos, como a Basílica de Nossa Senhora das Neves, o Convento de São Francisco e a Igreja do Rosário dos Homens Pretos.
Além dos concertos, acontecerá simultaneamente o Festival MIMO de Cinema, com palestras, debates e exibição de filmes de temática musical em conventos e praças públicas. Haverá um telão para cinema mudo na Igreja da Sé, onde o pianista Cadu Pereira executará ao vivo a trilha sonora dos filmes projetados.
Na etapa educativa do evento, sob a coordenação da violinista Ana de Oliveira e do maestro e violonista Caio Cezar, artistas como Mike Stern, Cristina Braga, Carlos Malta e Leo Gandelman ministrarão aulas e workshops de música para alunos da periferia de Olinda. Haverá ainda master classe, oficinas de formação de orquestra e curso de regência, este sob a orientação de Isaac Karabtchevsky.
Um dos aspectos mais importantes do festival é a formação da Orquestra Sinfônica MIMO, que reunirá 60 alunos participantes da capacitação de músicos durante o evento. A semana de aprendizado culminará em um concerto em homenagem ao músico brasileiro Wagner Tiso, com a orquestra formada pelos alunos e regência de Guilherme Bernstein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário