As cidades de Manaus, Salvador, Recife, João Pessoa, Fortaleza, São Luís e Rio de Janeiro serão o roteiro da exposição itinerante “Os Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara (séc. XXI). Organizada pelo Iphan, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura e Ministério da Cultura, os visitantes poderão conhecer algumas das embarcações brasileiras consideradas as mais extraordinárias do planeta. Em Recife-PE, a exposição acontece de 6 a 15 de agosto, no Shopping Paço Alfândega.
Iniciada em Manaus no dia 13 deste mês, o projeto segue até 08 de outubro apresentando miniaturas dos barcos brasileiros. As peças foram reproduzidas pelo Museu Nacional do Mar com base nas que foram produzidas em todo o país, desde 1908, quando a pedido do então Ministro da Marinha, Almirante Alves Câmara, os estados brasileiros passaram a retratar em miniatura os seus barcos tradicionais.
Por meio das peças, o projeto resgata a diversidade histórica e cultural das embarcações brasileiras construídas e renovadas ao longo dos séculos em formatos que lembram cidades, estados e diferentes regiões geográficas do Brasil. Sejam as jangadas de pau do Ceará, os saveiros na Bahia, as baleeiras catarinenses ou as velas das raras canoas alagoanas. Todas elas ameaçadas de desaparecer do patrimônio naval nacional.
Muitas igrejas, capelas, ranchos, festas profanas e religiosas, costumes, estórias, culinárias, músicas, danças, paisagens e folclore estão intimamente relacionadas com contextos pesqueiros e podem ser conhecidos ou revividos pela Exposição “Os Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara”.
A entrada é gratuita. Mais informações no telefone (61) 3414.6204 / gabi.depam@iphan.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário