A Psicologia é uma ciência que busca entender e compreender compor-tamento do ser humano, sendo imprescindível na formação do profissional do século XXI porque proporciona ao aluno uma visão ampla de vários fenômenos característicos do próprio homem: a percepção, a sensação, emoção, o desejo, a patologia, a aprendizagem, o desenvolvimento, entre muitos outros.
A disciplina Psicologia apresenta uma estruturação dos temas em módu-los/unidades e procuro buscar como referência o processo de ensi-no/aprendizagem, com fins a garantir a sua progressão equilibrada e sustenta-da.
Em relação às competências propostas em cada ementa observo uma direção que aponta para um processo centrado no aluno, que potencie, de for-ma continuada, a construção e reconstrução dos saberes. Outro fato importan-te é quanto às estratégias didáticas utilizadas, ou seja, recorro sempre a meto-dologias baseadas no perfil da turma, adequando-as às múltiplas necessidades particulares dos alunos, bem como às qualificações atreladas às saídas profis-sionais de cada curso.
Para facilitar essa aprendizagem, para além de sistematizar os conteú-dos estudados, tento articular os conhecimentos entre si e integrá-los nos con-textos reais em que os discentes estão inseridos, isto é um dos aspectos prin-cipais da exposição seja a utilização de exemplos próximos do quotidiano dos alunos. Quanto a avaliação realizo de forma sistemática em interação perma-nente com os alunos, ou seja, avaliação continua.
É um saber primordial para os profissionais que têm de lidar de modo direto/indireto com outras pessoas, uma vez que objetiva fornecer aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes promo-
vam a aprendizagem de competências-base associadas às qualificações exigi-das pelos respectivos cursos.
De fato, num curso superior enfatiza-se demasiadamente a aquisição de uma dimensão instrumental, porém não pode desmerecer a necessidade de desenvolvimento de uma maturidade psicossocial que leve o aluno a melhorar as suas competências relacionais, fundamentais para a compreensão dos con-textos organizacionais de trabalho dos futuros profissionais. Sendo um ponto também trabalho na disciplina de Psicologia.
Com isso, posso inferir que o campo da Psicologia é transversal as de-mais ciências, pois é muito amplo e aborda questões fascinantes para todos os interessados em compreender de modo mais acurado a si mesmo e as outras pessoas/clientes numa perspectiva flexível e tolerante. Desta forma, favorece-se o desenvolvimento nos alunos de uma atitude crítica, melhorando o seu au-to-conhecimento, fomentando o debate de idéias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.
A disciplina Psicologia apresenta uma estruturação dos temas em módu-los/unidades e procuro buscar como referência o processo de ensi-no/aprendizagem, com fins a garantir a sua progressão equilibrada e sustenta-da.
Em relação às competências propostas em cada ementa observo uma direção que aponta para um processo centrado no aluno, que potencie, de for-ma continuada, a construção e reconstrução dos saberes. Outro fato importan-te é quanto às estratégias didáticas utilizadas, ou seja, recorro sempre a meto-dologias baseadas no perfil da turma, adequando-as às múltiplas necessidades particulares dos alunos, bem como às qualificações atreladas às saídas profis-sionais de cada curso.
Para facilitar essa aprendizagem, para além de sistematizar os conteú-dos estudados, tento articular os conhecimentos entre si e integrá-los nos con-textos reais em que os discentes estão inseridos, isto é um dos aspectos prin-cipais da exposição seja a utilização de exemplos próximos do quotidiano dos alunos. Quanto a avaliação realizo de forma sistemática em interação perma-nente com os alunos, ou seja, avaliação continua.
É um saber primordial para os profissionais que têm de lidar de modo direto/indireto com outras pessoas, uma vez que objetiva fornecer aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes promo-
vam a aprendizagem de competências-base associadas às qualificações exigi-das pelos respectivos cursos.
De fato, num curso superior enfatiza-se demasiadamente a aquisição de uma dimensão instrumental, porém não pode desmerecer a necessidade de desenvolvimento de uma maturidade psicossocial que leve o aluno a melhorar as suas competências relacionais, fundamentais para a compreensão dos con-textos organizacionais de trabalho dos futuros profissionais. Sendo um ponto também trabalho na disciplina de Psicologia.
Com isso, posso inferir que o campo da Psicologia é transversal as de-mais ciências, pois é muito amplo e aborda questões fascinantes para todos os interessados em compreender de modo mais acurado a si mesmo e as outras pessoas/clientes numa perspectiva flexível e tolerante. Desta forma, favorece-se o desenvolvimento nos alunos de uma atitude crítica, melhorando o seu au-to-conhecimento, fomentando o debate de idéias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.
Ydry Pessoa
Mestre em Saúde Coletiva (UEPB)
e Doutoranda em Psicologia (UFRN).
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